Programa comprime vídeo e destaca mãos e rosto, usados na língua de sinais
(fiz algumas adequações terminológicas na matéria original: surdos-mudos substitui por Surdos e linguagem de sinais substitui por Língua de Sinais)
por R7 - 10/12/2009 às 20:46:9
Estudantes e professores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, lançaram um aplicativo para celulares que permite facilitar a vida dos usuários surdos que precisam se comunicar.
Até pouco tempo essas pessoas só tinham à disposição as mensagens de texto e as transmissões em vídeo eram prejudicadas devido o pequeno tamanho da tela.
O Mobile ASL usa a tecnologia 3G (internet rápida sem fio) para transmitir videoconferências entre surdos com um sistema que comprime o vídeo e destaca ao usuário as partes mais importantes do corpo dessas pessoas durante a comunicação, ou seja, as mãos e o rosto usados durante a língua de sinais.
Assim, todo o restante da imagem é sutilmente desfocado, ficando com menor resolução na tela. Os pesquisadores dizem que isso evita o descarregamento rápido da bateria, uma das desvantagens das longas transmissões de vídeo via celular.
O projeto começou há quatro anos e 25 americanos surdos estão testando o programa.
Série: Fácil (HBO)
Há 10 meses
Nenhum comentário:
Postar um comentário