BEM-VINDO!

Espero compartilhar idéias e projetos...

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

MAM - Semana Cultural para comemorar o Dia Nacional do Surdo.

  O MAM está organizando uma Semana Cultural para comemorar o Dia Nacional do Surdo. 
Maiores informações entre em contato com Daina no e-mail acessibilidade@mam.org.br, ou com Leonardo Castilho ( Surdo) no e-mail: leonardo_castilho@mam.org.br.




Informações: 

Semana Cultural Sinais na Arte
Cultura e Arte na Língua Brasileira de Sinais

Data: 26 de setembro a 1 de outubro.

A Área de Acessibilidade do MAM-SP, promoverá do dia 26 de setembro ao dia 1 de outubro, a semana cultural Sinais na Arte, em comemoração ao Dia Nacional do Surdo.


No dia 26 de setembro, a Comunidade Surda Brasileira divulga e relembra as conquistas que levaram à melhoria das condições de vida dos surdos, que ampliaram seu espaço social. Nesse dia, várias instituições, associações e lideranças da comunidade comemoram os avanços e apresentam as novas metas de acessibilidade do público surdo.

O MAM-SP tem uma atuação fundamental e pioneira no processo de acessibilidade do público surdo aos museus e instituições culturais.
Em 2002, o MAM-SP iniciou o projeto Aprender para Ensinar, que tem o objetivo de formar jovens educadores surdos para receber o público surdo nas exposições do museu, em sua língua, libras.

O projeto foi desenvolvido a partir da constatação de que o público surdo permanecia afastado dos circuitos da cultura, enquanto poderia ter acesso à riqueza do mundo das artes, considerando que a percepção visual é o seu modo privilegiado de acesso ao mundo.

 Esse projeto nos mostrou o interesse de jovens e crianças surdas pelas artes, tanto pela apreciação como pela produção, e evidenciou a necessidade de haver educadores surdos em espaços culturais.

Com o passar dos anos, os alunos formados no projeto Aprender para Ensinar, profissionalizaram-se e passaram a integrar as equipes de instituições culturais como o Museu de Arte Moderna de SP, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Centro Cultural Banco do Brasil e o Museu Afro Brasil.

Ampliando e desenvolvendo constantemente o trabalho de acessibilidade, o MAM-SP conta hoje como um educador surdo para receber o público surdo em qualquer dia e horário.

Sendo um espaço público que tem como missão tornar a arte acessível ao maior número de pessoas possível, o MAM-SP busca sempre aprimorar sua comunicação na língua de sinais. Os funcionários do museu realizam curso de libras no horário de expediente.

A programação do MAM-SP conta com cursos e oficinas de artes com intérpretes de libras.

No intuito de investir e possibilitar o desenvolvimento de um percurso artístico, o MAM-SP reúne alunos que passaram pelas atividades promovidas pelo museu para discutir, refletir e produzir arte. Esses alunos integram hoje o Corposinalizante, um coletivo de criação, pesquisa e intervenções artísticas. O coletivo produziu três filmes documentários sobre a cultura surda.

Reconhecido como instituição que contribui com reflexão e ação para a inserção do diverso público no universo cultural, o MAM-SP recebeu os seguintes prêmios: Prêmio Sentidos (2010) 1º lugar no Prêmio Darcy Ribeiro (2009), Prêmio Ludicidade (2008), Prêmio Saúde e Cultura (2008) e Prêmio de Inclusão Social (2005).


Programação da Semana Sinais na Arte:


Dia 26/09 (dom), Dia Nacional do Surdo
Local: Marquise do Ibirapuera:

15H: Fotografia artesanal, com intérprete de libras.

16:30H:
 Arte com spray, com intérprete de libras.

18H: Apresentação da dupla de DJs Mixhell: Laima Leyton e Iggor Cavalera.

Exibição dos filmes produzidos pelo coletivo Corposinalizante (horário a confirmar)


Dia 28/09 (ter)
Local: Ateliê do MAM-SP

10H-15H Visita a exposição Ernesto Neto: Dengo, com o educador Leonardo Castilho.

13H- 15H Oficina de fotografia conduzida pelos alunos do curso Foco em libras

Dia 29/09 (qua)
Local: Auditório Lina Bo Bardi, MAM-SP:

Exibição dos filmes produzidos pelo coletivo Corposinalizante, com comentários dos realizadores.

Dia 30/09 (qui)
Ateliê MAM-SP:

15hs: Oficinas artísticas conduzidas pelos alunos do Aprender para Ensinar

Dia 01/10 (sex)

Local: Ateliê MAM:
14hs Oficina Sinais na Arte; com o artista Stephan Doitschinoff.
 
14hs Oficina: O corpo vibra, com integrantes surdos da equipe Vibração.

Nenhum comentário: