BEM-VINDO!

Espero compartilhar idéias e projetos...

sexta-feira, 16 de julho de 2010

TESTE DA ORELHINHA EM PANAMBI pelo SUS

PANAMBI JÁ APLICA O TESTE DA ORELHINHA EM BEBÊS DE TODA A REGIÃO

13/07/2010

O SUS – Sistema Único de Saúde de Panambi, que já é referencia regional em Mamografias, acaba de ser credenciado também para prestar serviços públicos gratuitos aos bebês dos municípios da região com o Teste da Orelhinha.
O teste que é aplicado pelas fonoaudiólogas contratadas pela Administração de Resultados de Panambi, tem condições de detectar, nos primeiros dias de vida, alguma deficiência eventualmente existente na capacidade auditiva da criança.
Isso faz com que se possa propor o tratamento numa idade em que ainda é possível evitar que estas pessoas fiquem surdas quando adultas.
A surdez não traz apenas dificuldades de compreensão para as pessoas, mas dificultam o aprendizado da fala, e a maioria das pessoas se não a totalidade acabam ficando mudas, por falta da audição. Por isso é muito importante que as mães, logo após deixarem as clínicas ou hospitais onde as crianças nascem, se dirijam ao Centro Público de Diagnóstico da Prefeitura de Panambi (também conhecido como Centro de Especialidades na Rua Otto Kepler) e submetam seus filhos aos testes da orelhinha. O teste não dói e é gratuito, inclusive para as crianças de outros municípios que queiram aproveitar a oferta de mais este serviço do SUS de Panambi.
Para as crianças de Panambi, o SUS local garantirá também os tratamentos. Para as crianças de outros municípios, os pais  receberão os laudos e deverão procurar os serviços na rede de atendimento de suas comunidades.
Para agilizar os serviços e ampliar as ações, o Prefeito Municipal Miguel Schmitt-Prym determinou a contratação de mais duas fonoaudiólogas aprovadas em concurso recentemente realizado, e que deverão entrar em atividades nos próximos quinze dias.

Nenhum comentário: