BEM-VINDO!

Espero compartilhar idéias e projetos...

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Febraban lança programa de Capacitação para Pessoas com Deficiência

A Febraban – Federação Brasileira de Bancos – lançou, dia 02 de julho, às 08h30, no Hotel Transamérica (São Paulo), o Programa de Capacitação Profissional e Inclusão de Pessoas com Deficiência no Setor Bancário. Este programa é uma ação afirmativa integrante do Programa de Valorização da Diversidade lançado no mês de abril.
O objetivo do projeto piloto é permitir o aprimoramento educacional ou mesmo oferecer o supletivo do ensino médio de modo a ser possível realizar a capacitação profissional das pessoas com deficiência para incluí-las no mercado de trabalho bancário. Uma pesquisa realizada em 2006 indica que 78,7% das pessoas com deficiência têm menos de oito anos de escolaridade. Experiência realizada no passado indicou que sem complementação educacional essas pessoas não tem condições de acompanhar a qualificação técnica. Essas questões dificultam e mesmo impossibilitam o atendimento das vagas geradas pela “lei de cotas” por parte dos bancos.
O programa é uma iniciativa da Febraban e caracteriza-se por ser uma parceria público-privada, sendo participantes a Prefeitura de São Paulo, a universidade UniSant’Anna e cursinho da Poli, além da consultoria I-Social. O projeto piloto prevê a participarão de 529 pessoas com deficiência que se dividirão entre o Aprimoramento Educacional e o Supletivo do segundo grau.
Nos dois casos, após a conclusão desses cursos, os alunos participarão da etapa de Qualificação Profissional em sala de aula. Finalmente, como última etapa, cumprirão uma agenda de treinamento prático nos próprios bancos. Todas as pessoas com deficiência serão contratadas pelos bancos no cargo de auxiliar bancário no momento de sua respectiva seleção. O salário inicial é de R$ 560,37 para jornada de 04 (quatro horas) tendo direito também aos benefícios previstos na Convenção Coletiva do Setor. As vagas disponíveis são para deficientes físicos e sensoriais (visuais e auditivos). Os interessados podem se inscrever através do email oportunidade@isocial.com.br, ou em uma das sete unidades do CAT – Cento de Apoio ao Trabalho, da Secretaria Municipal do Trabalho. Confira os endereços abaixo:
-Zona Sul/Interlagos: Avendida Interlagos, 6.122 (das 7h00 às 16h00).-Zona Sul/Santo Amaro: Rua Barão do Rio Branco, 864 (das 7h00 às 16h00).-Zona Central/Luz: Avenida Prestes Maia, 913 (das 7h00 às 18h00).-Zona Central/Liberdade: Rua Galvão Bueno, 782 (das 7(das 7h00 às 16h00).-Zona Oeste/Lapa. Rua Catão, 312 (das 7h00 às 16h00).-Zona Norte/Santana: Rua Voluntários da Pátria, 1.553 (das 7h00 às 16h00).-Zona Leste/Itaquera: Rua Gregório Ramalho, 12
É necessário portar RG, CPF, Carteira de Trabalho e Laudo Médico com o CID – Código Internacional de Doenças.
O Programa é uma ação firme na direção da presença de maior diversidade nos quadros dos bancos associados.
ParceirosUni Sant’Anna O Centro Universitário Sant’Anna é hoje uma das maiores instituições de Ensino Superior privado de São Paulo, com mais de 14 mil alunos em cinco campi: Santana, Tucuruvi, Parque São Jorge, Shopping Aricanduva e Salto. Oferece cerca de 40 cursos de Graduação, Graduação Tecnológica e Pós-graduação, além da Escola Sant’Anna Kids de Ensino Infantil e Fundamental bilíngüe. A Uni Sant’Anna tem tradição no atendimento a alunos portadores de deficiência e no incentivo à prática esportiva.Cursinho da Poli
Fundado em 1987 pelo Grêmio Politécnico para promover a democratização do acesso à universidade, o Cursinho da Poli atendia até 1995, 250 jovens por ano. Atualmente com três unidades, Zona Sul (Santo Amaro), Zona Leste (Itaquera) e Zona Norte (Lapa), totalizando uma área de mais de 8 mil metros quadrados de instalações, mais de 7.000 alunos por ano estudam com apostilas elaboradas a partir da realidade do projeto. Desde que foi criado, o Cursinho da Poli já atendeu mais de 80 mil jovens de baixa renda.
Secretaria Municipal de Trabalho
A Secretaria Municipal do Trabalho tem concentrado todos os seus esforços na geração de renda e ocupação qualificada. A estratégia envolve parcerias com outras secretarias, empresas privadas, universidades e terceiro setor. São três vertentes de intervenção, em interação permanente: Intermediação de Mão de Obra, Capacitação Profissional e Empreendedorismo. Os benefícios são colocados à disposição da população através das 11 unidades da São Paulo Confia e das sete unidades do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT).
i.Social
A i.Social Soluções em Inclusão Social é um empresa que, há dez anos, atua em favor da inclusão profissional de pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal. Pautada pela Lei de Cotas – que estabelece a contratação de profissionais com deficiência às empresas com mais de cem funcionários – a i.Social presta consultoria às corporações a partir da proposição de quatro módulos: estrutural, cultural, capacitação e qualidade. Por ter assessorado mais de cem empresas, a i.Social tem um acúmulo ímpar no que se refere à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal. E, por isso, preocupa-se com a adequação e redefinição de todos os módulos e ações para cada uma das organizações.Apresentação do Programa de Capacitação
Superintendência de Comunicação da Febraban
Danilo Vivan (11) 3244-9831
Solange Valentim (11) 3244-9832

Nenhum comentário: