BEM-VINDO!

Espero compartilhar idéias e projetos...

terça-feira, 28 de setembro de 2010

VIVO MAIS MENSAGENS - serviço especialmente voltado a surdos

Visite o site da VIVO.
O serviço VIVO MAIS MENSAGENS voltado especialmente para surdos e pessoas com baixa audição e com tarifas promocionais para todo o Brasil.

Visite http://www.vivo.com.br/vivomaismensagens/

sábado, 25 de setembro de 2010

Vaga para o Cargo de Coordenador Pedagógico - Escola para Crianças Surdas Rio Branco

A Escola para Crianças Surdas Rio Branco, da Fundação de Rotarianos de São Paulo, está selecionando profissionais para o cargo de Coordenador pedagógico

·         Requisitos: Ensino superior em pedagogia, experiência na área de educação de surdos, proficiência em Libras e domínio das tecnologias da informação.
·         Regime de contratação: CLT
·         Benefícios: Assistência Médica, Cesta Básica, Vale Transporte, Seguro de Vida, refeição no local.

Local de trabalho: Rodovia Raposo Tavares km 24, no 7200 - Granja Vianna - Cotia/ SP

Os interessados deverão enviar currículo para os e-mails  sabine.vergamini@ecs.org.br e  
eliane.nogueira@frsp.org

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

I Semana Sinais na Arte - MAM

I Semana Sinais na Arte 
em comemoração ao Dia do Surdo 
Dia 26 de setembro

Segue abaixo a programação completa de atividades. Algumas atividades são abertas ao público e outras requerem inscrição prévia.

Maiores informações: acessibilidade@mam.org.br.


FILME NOSSO LAR COM LEGENDAS


Mais uma grande  conquista para os surdos.

A Fox filmes e a Cinética filmes apoiaram o trabalho voluntário para a edição de legendas para surdos de acordo com as normas ABNT. 

PARTICIPEM, OPINEM!!

Segue abaixo o e-mail que a equipe do filme mandou. Eles fizeram só uma cópia porque precisam saber se vale a pena colocar sessões especiais legendadas em todos os cinemas. Agora, é muito importante que os surdos e suas famílias entrem no site do filme apoiando e pedindo as legendas em suas cidades www.nossolarofilme.com.br , deixando depoimentos e convocando outros surdos para escrever, participar e assisitir ao filme.

[...] Precisamos MUITO ter bastante gente surda nas sessões especiais porque aí conseguiremos que todos os filmes nacionais lançados no cinema tenham legenda. Por favor, independente da religião, apóiem essa sessão de filmes para que, no futuro, possamos escolher qualquer filme nacional para assistir porque vai ter legenda.

Vou passar mais informações depois. Mantenham contato comigo.

E repassem para todos os surdos e associações de surdos que vocês conhecerem para que possamos conseguir ter legendas nos filmes nacionais.

Quem não quiser mais receber essas mensagens, avise-me que eu retiro o nome da lista.

Um grande abraço a todos.

Babi - Barbara Barbosa
www.twitter.com/babi_int
Intérprete de LIBRAS
www.angelicaj.myblog.com.br

domingo, 12 de setembro de 2010

lançamento do livro - MÃOS AO VENTO - SYLVIA LIA GRESPAN NEVES

Lançamento do livro


MÃOS AO VENTO de SYLVIA LIA GRESPAN NEVES

3º FORME CONSCIENTE

Nos dias 25, 26 e 27 de agosto a Prefeitura Municipal de Taubaté realizou o 3º FORME CONSCIENTE organizado pela Profª Luciana Flores Peixoto, Presidente do Forme e Primeira Dama do Município de Taubaté.
Foi uma grande satisfação participar do evento e falar um pouco sobre  ADEQUAÇÃO CURRICULAR na educação de surdos. O evento contou com a presença de grandes pesquisadores tanto da área da saúde quanto da área educacional, promovendo um trabalho conjunto e fortalecendo os processos inclusivos, por meio da formação e reflexão dos educadores presentes.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

MAM - Semana Cultural para comemorar o Dia Nacional do Surdo.

  O MAM está organizando uma Semana Cultural para comemorar o Dia Nacional do Surdo. 
Maiores informações entre em contato com Daina no e-mail acessibilidade@mam.org.br, ou com Leonardo Castilho ( Surdo) no e-mail: leonardo_castilho@mam.org.br.




Informações: 

Semana Cultural Sinais na Arte
Cultura e Arte na Língua Brasileira de Sinais

Data: 26 de setembro a 1 de outubro.

A Área de Acessibilidade do MAM-SP, promoverá do dia 26 de setembro ao dia 1 de outubro, a semana cultural Sinais na Arte, em comemoração ao Dia Nacional do Surdo.


No dia 26 de setembro, a Comunidade Surda Brasileira divulga e relembra as conquistas que levaram à melhoria das condições de vida dos surdos, que ampliaram seu espaço social. Nesse dia, várias instituições, associações e lideranças da comunidade comemoram os avanços e apresentam as novas metas de acessibilidade do público surdo.

O MAM-SP tem uma atuação fundamental e pioneira no processo de acessibilidade do público surdo aos museus e instituições culturais.
Em 2002, o MAM-SP iniciou o projeto Aprender para Ensinar, que tem o objetivo de formar jovens educadores surdos para receber o público surdo nas exposições do museu, em sua língua, libras.

O projeto foi desenvolvido a partir da constatação de que o público surdo permanecia afastado dos circuitos da cultura, enquanto poderia ter acesso à riqueza do mundo das artes, considerando que a percepção visual é o seu modo privilegiado de acesso ao mundo.

 Esse projeto nos mostrou o interesse de jovens e crianças surdas pelas artes, tanto pela apreciação como pela produção, e evidenciou a necessidade de haver educadores surdos em espaços culturais.

Com o passar dos anos, os alunos formados no projeto Aprender para Ensinar, profissionalizaram-se e passaram a integrar as equipes de instituições culturais como o Museu de Arte Moderna de SP, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Centro Cultural Banco do Brasil e o Museu Afro Brasil.

Ampliando e desenvolvendo constantemente o trabalho de acessibilidade, o MAM-SP conta hoje como um educador surdo para receber o público surdo em qualquer dia e horário.

Sendo um espaço público que tem como missão tornar a arte acessível ao maior número de pessoas possível, o MAM-SP busca sempre aprimorar sua comunicação na língua de sinais. Os funcionários do museu realizam curso de libras no horário de expediente.

A programação do MAM-SP conta com cursos e oficinas de artes com intérpretes de libras.

No intuito de investir e possibilitar o desenvolvimento de um percurso artístico, o MAM-SP reúne alunos que passaram pelas atividades promovidas pelo museu para discutir, refletir e produzir arte. Esses alunos integram hoje o Corposinalizante, um coletivo de criação, pesquisa e intervenções artísticas. O coletivo produziu três filmes documentários sobre a cultura surda.

Reconhecido como instituição que contribui com reflexão e ação para a inserção do diverso público no universo cultural, o MAM-SP recebeu os seguintes prêmios: Prêmio Sentidos (2010) 1º lugar no Prêmio Darcy Ribeiro (2009), Prêmio Ludicidade (2008), Prêmio Saúde e Cultura (2008) e Prêmio de Inclusão Social (2005).


Programação da Semana Sinais na Arte:


Dia 26/09 (dom), Dia Nacional do Surdo
Local: Marquise do Ibirapuera:

15H: Fotografia artesanal, com intérprete de libras.

16:30H:
 Arte com spray, com intérprete de libras.

18H: Apresentação da dupla de DJs Mixhell: Laima Leyton e Iggor Cavalera.

Exibição dos filmes produzidos pelo coletivo Corposinalizante (horário a confirmar)


Dia 28/09 (ter)
Local: Ateliê do MAM-SP

10H-15H Visita a exposição Ernesto Neto: Dengo, com o educador Leonardo Castilho.

13H- 15H Oficina de fotografia conduzida pelos alunos do curso Foco em libras

Dia 29/09 (qua)
Local: Auditório Lina Bo Bardi, MAM-SP:

Exibição dos filmes produzidos pelo coletivo Corposinalizante, com comentários dos realizadores.

Dia 30/09 (qui)
Ateliê MAM-SP:

15hs: Oficinas artísticas conduzidas pelos alunos do Aprender para Ensinar

Dia 01/10 (sex)

Local: Ateliê MAM:
14hs Oficina Sinais na Arte; com o artista Stephan Doitschinoff.
 
14hs Oficina: O corpo vibra, com integrantes surdos da equipe Vibração.