BEM-VINDO!

Espero compartilhar idéias e projetos...

domingo, 27 de julho de 2008

UnC abre inscrições para curso de intérprete de LIBRAS

A UnC está com inscrições abertas até 8 de agosto para o curso de Formação de Intérprete de LIBRAS. As aulas ocorrerão às terças e quintas-feiras no período noturno, de agosto/08 a janeiro/2009. As inscrições devem ser realizadas na Coordenadoria de Extensão e Cultura da UnC. O curso de Extensão da UnC propõe reduzir a carência de intérpretes de LIBRAS para atuação nas instituições escolares.

O intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é o mediador entre o surdo e as informações sobre a cultura e o universo ouvinte.

O curso da UnC visa capacitar profissionais para atuarem nos diversos espaços sociais tais como: instituições de educação básica, de ensino fundamental, médio e superior; instituições públicas e privadas de atendimento à população; eventos científicos; reuniões e/ou assembléias municipais, estaduais e/ou federais. A capacitação também visa a preparação para o Prolibras, que permite a obtenção da Certificação de Proficiência no uso e no ensino da LIBRAS.
CANOINHAS - SC

Mais informações sobre o curso de Intérprete de LIBRAS no 47 3622-9917 ou www.cni.unc.br.

terça-feira, 22 de julho de 2008

CERTIFICAÇÃO DE PROFICIÊNCIA NA LIBRAS

De 22 de julho à 21 de agosto estarão abertas as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Proficiência no uso e no ensino da Libras e para Certificação de Proficiência na tradução e interpretação da Libras/Português/Libras.
Para maiores informações acesse http://www.prolibras.ufsc.br/.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

ENCONTRO DE JOVENS SURDOS

De 16 a 20 de Julho, acontece em São Paulo, o I ENCONTRO DE JOVENS SURDOS DE SÃO PAULO.
O evento é destinado à Jovens Surdos e sua mobilização por novas conquistas.
Maiores informações, acesse http://www.jovenssurdos.org.br/enjs/
Parabéns aos organizadores!

Febraban lança programa de Capacitação para Pessoas com Deficiência

A Febraban – Federação Brasileira de Bancos – lançou, dia 02 de julho, às 08h30, no Hotel Transamérica (São Paulo), o Programa de Capacitação Profissional e Inclusão de Pessoas com Deficiência no Setor Bancário. Este programa é uma ação afirmativa integrante do Programa de Valorização da Diversidade lançado no mês de abril.
O objetivo do projeto piloto é permitir o aprimoramento educacional ou mesmo oferecer o supletivo do ensino médio de modo a ser possível realizar a capacitação profissional das pessoas com deficiência para incluí-las no mercado de trabalho bancário. Uma pesquisa realizada em 2006 indica que 78,7% das pessoas com deficiência têm menos de oito anos de escolaridade. Experiência realizada no passado indicou que sem complementação educacional essas pessoas não tem condições de acompanhar a qualificação técnica. Essas questões dificultam e mesmo impossibilitam o atendimento das vagas geradas pela “lei de cotas” por parte dos bancos.
O programa é uma iniciativa da Febraban e caracteriza-se por ser uma parceria público-privada, sendo participantes a Prefeitura de São Paulo, a universidade UniSant’Anna e cursinho da Poli, além da consultoria I-Social. O projeto piloto prevê a participarão de 529 pessoas com deficiência que se dividirão entre o Aprimoramento Educacional e o Supletivo do segundo grau.
Nos dois casos, após a conclusão desses cursos, os alunos participarão da etapa de Qualificação Profissional em sala de aula. Finalmente, como última etapa, cumprirão uma agenda de treinamento prático nos próprios bancos. Todas as pessoas com deficiência serão contratadas pelos bancos no cargo de auxiliar bancário no momento de sua respectiva seleção. O salário inicial é de R$ 560,37 para jornada de 04 (quatro horas) tendo direito também aos benefícios previstos na Convenção Coletiva do Setor. As vagas disponíveis são para deficientes físicos e sensoriais (visuais e auditivos). Os interessados podem se inscrever através do email oportunidade@isocial.com.br, ou em uma das sete unidades do CAT – Cento de Apoio ao Trabalho, da Secretaria Municipal do Trabalho. Confira os endereços abaixo:
-Zona Sul/Interlagos: Avendida Interlagos, 6.122 (das 7h00 às 16h00).-Zona Sul/Santo Amaro: Rua Barão do Rio Branco, 864 (das 7h00 às 16h00).-Zona Central/Luz: Avenida Prestes Maia, 913 (das 7h00 às 18h00).-Zona Central/Liberdade: Rua Galvão Bueno, 782 (das 7(das 7h00 às 16h00).-Zona Oeste/Lapa. Rua Catão, 312 (das 7h00 às 16h00).-Zona Norte/Santana: Rua Voluntários da Pátria, 1.553 (das 7h00 às 16h00).-Zona Leste/Itaquera: Rua Gregório Ramalho, 12
É necessário portar RG, CPF, Carteira de Trabalho e Laudo Médico com o CID – Código Internacional de Doenças.
O Programa é uma ação firme na direção da presença de maior diversidade nos quadros dos bancos associados.
ParceirosUni Sant’Anna O Centro Universitário Sant’Anna é hoje uma das maiores instituições de Ensino Superior privado de São Paulo, com mais de 14 mil alunos em cinco campi: Santana, Tucuruvi, Parque São Jorge, Shopping Aricanduva e Salto. Oferece cerca de 40 cursos de Graduação, Graduação Tecnológica e Pós-graduação, além da Escola Sant’Anna Kids de Ensino Infantil e Fundamental bilíngüe. A Uni Sant’Anna tem tradição no atendimento a alunos portadores de deficiência e no incentivo à prática esportiva.Cursinho da Poli
Fundado em 1987 pelo Grêmio Politécnico para promover a democratização do acesso à universidade, o Cursinho da Poli atendia até 1995, 250 jovens por ano. Atualmente com três unidades, Zona Sul (Santo Amaro), Zona Leste (Itaquera) e Zona Norte (Lapa), totalizando uma área de mais de 8 mil metros quadrados de instalações, mais de 7.000 alunos por ano estudam com apostilas elaboradas a partir da realidade do projeto. Desde que foi criado, o Cursinho da Poli já atendeu mais de 80 mil jovens de baixa renda.
Secretaria Municipal de Trabalho
A Secretaria Municipal do Trabalho tem concentrado todos os seus esforços na geração de renda e ocupação qualificada. A estratégia envolve parcerias com outras secretarias, empresas privadas, universidades e terceiro setor. São três vertentes de intervenção, em interação permanente: Intermediação de Mão de Obra, Capacitação Profissional e Empreendedorismo. Os benefícios são colocados à disposição da população através das 11 unidades da São Paulo Confia e das sete unidades do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT).
i.Social
A i.Social Soluções em Inclusão Social é um empresa que, há dez anos, atua em favor da inclusão profissional de pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal. Pautada pela Lei de Cotas – que estabelece a contratação de profissionais com deficiência às empresas com mais de cem funcionários – a i.Social presta consultoria às corporações a partir da proposição de quatro módulos: estrutural, cultural, capacitação e qualidade. Por ter assessorado mais de cem empresas, a i.Social tem um acúmulo ímpar no que se refere à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal. E, por isso, preocupa-se com a adequação e redefinição de todos os módulos e ações para cada uma das organizações.Apresentação do Programa de Capacitação
Superintendência de Comunicação da Febraban
Danilo Vivan (11) 3244-9831
Solange Valentim (11) 3244-9832

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Tecnologia para Surdos, por Eduardo Parise

Tecnologia para Surdos!
Deficiente Auditivo ou Surdo?
A deficiência auditiva pode ter maior ou menor intensidade. Quando a deficiência é parcial, o que permite o indivíduo ter resíduo de audição, pode ser caracterizado como Deficiente Auditivo, porém, se a deficiência é de tal forma que não permite a diferenciação dos sons inibindo a fala, o indivíduo é Surdo.
Para efeito de nosso tema, vamos considerar "Tecnologia 3G para Surdos da Comunicação [SEM] Barreira" o que não invalida seu uso pelos Deficientes Auditivos.
Há 15 ou 20 anos, os Surdos tinham como alternativa a comunicação escrita. Sim, uma carta escrita que chegava pelo correio. Havia demora em chegar, para ler, ser respondida e postada nos correios. Imaginem vocês que isso era só o que tínhamos. Depois tivemos o Pager (bip), que
era usado digitando a mensagem.
Junto mais um aparelho celular para pedir o auxilio de voz para redigitar mensagem do bip, não tínhamos ainda o nosso poder de acessibilidade de enviar uma mensagem pelo Bip.
De um jeito ou de outro havia dificuldade para interpretação do texto, ou seja, o surdo não tem a mesma fluência em português que um ouvinte e sempre acabava havendo problemas para assimilar a mensagem.
Chegamos à época do celular analógico que permite então uma maior interação entre os surdos.
Envia-se uma mensagem e a resposta pode ser retornada nos minutos seguintes, embora haja a mesma dificuldade do uso do português, ou seja, a linguagem falada em nosso país difere da linguagem de sinais, acrescida da leitura labial.
Houve ainda o tempo do TDD (Telecommunications device for the deaf), porém o interlocutor também devia ter o mesmo equipamento do outro lado da linha, o que também tinha altíssimo custo. Hoje ainda vemos esse aparelho disposto em determinados shoppings de São Paulo e em alguns estados no Brasil. Quando você vir um deles pergunte a recepcionista quantos vezes já foi usado aquele aparelho. Pura demagogia.
Simultaneamente temos o milagre da Internet, pois a comunicação é facilitada, embora a grande maioria não possa ter um computador em casa, devido seu custo. Hoje então temos a tecnologia 3G: texto, voz, Internet Full Time, Messenger instância, E-mail, Vídeo Conferência e SMS, todos esses recursos num único equipamento. Essa tecnologia funcionalmente permite que os surdos usem a Libras.
Libras, o que é isso? Língua Brasileira de Sinais, regulamentada pelo Decreto 5.626, isto em Dezembro de 2006.
Libras é a língua usada pelos surdos para sua comunicação. Assim como as diversas línguas existentes, ela é composta por níveis lingüísticos como: fonologia, morfologia, sintaxe e semântica. Da mesma forma que nas línguas oral-auditivas existem palavras, nas línguas de sinais também existem itens lexicais, que recebem o nome de sinais. A única diferença é sua modalidade viso-espacial. Agora é possível que de qualquer parte do país ou do mundo, dois surdos possam se comunicar
livremente sem ter que pedir ajuda a ninguém, o que, diga se de passagem, nem sempre conseguem.
Todos podem ter um equipamento desses? Sim podem desde que possam pagar em torno de R$1.300,00 por ele.
E as despesas de conexão? Ah! É o combustível para sua super máquina! Aqui é que entra a "Responsabilidade Social", do governo, das operadoras, da comunicação móvel. Bolsa Comunicação. Pobre tem Bolsa Família, nós podemos ter uma ajuda para esse fim, pois a maioria dos surdos além de ter deficiência auditiva , tem a deficiência financeira, ou seja, estão situados nas classes menos favorecidas e não teriam todo esse dinheiro para obter o equipamento mais despesas de comunicação.
Então? Vamos juntar forças para sensibilizar os responsáveis para nos ajudar?
Eduardo Munhoz Parise
eduardo.parise@uol.com.br
Coordenador de Pesquisa e Tecnologia da Federação Nacional de Educação e Integração
dos Surdos
São Paulo, 08 de Julho de 2008

"A Língua" por Vilém Flusser


"(...)Ela encerra em si toada a sabedoria da raça humana. Ela nos liga aos nossos próximos e, através das idades, aos nossos antepassados. Ela é, a um tempo, a mais antiga e a mais recente obra de arte majestosamente bela, porém sempre imperfeita. E cada um de nós pode trabalhar essa obra, contribuindo, embora modestamente, para aperfeiçoar-lhe a beleza. No íntimo sentimos que somos possuídos por ela, que não somos nós que a formulamos, mas que é ela que nos formula. (2004, p.37)"

Serviço Móvel Pessoal - tarifas reduzidas para usuários com deficiência

Projetos - SENADO FEDERAL30/06/2008 - 12h46
Pessoas com deficiência auditiva ou da fala poderão pagar menos por mensagem de texto em celular
Tramita na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) projeto de lei que obriga as empresas de telefonia celular a criarem planos específicos baseados em mensagens de texto - mais conhecidos como torpedos - para pessoas com deficiência auditiva ou da fala. De acordo com o projeto (PLS 238/08), as operadoras de Serviço Móvel Pessoal terão de especificar tarifas reduzidas para seus usuários com deficiência, tanto para plano pré-pago quanto para pós-pago.
O autor do projeto, senador Flávio Arns (PT-PR), afirma na justificação da proposta que em todo mundo o uso de mensagem de texto em telefones celulares tem sido um recurso muito útil para as pessoas com deficiência auditiva ou da fala. Ele defende, no entanto, que para tal mecanismo ser efetivamente acessível ao segmento mais pobre da população brasileira, é fundamental que existam planos específicos, de baixo custo, para a utilização exclusiva de mensagens de texto.
A matéria aguarda designação do relator na CDH. Após apreciação nesse colegiado, o projeto será encaminhado à Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), onde receberá decisão terminativa.
Da Redação / Repórter da Agência Senado(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado) http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=76362&codAplicativo=2